Morreu aos 55 anos Catarina de Albuquerque antiga relatora especial da ONU

Morreu aos 55 anos Catarina de Albuquerque antiga relatora especial da ONU
October 7, 2025

LATEST NEWS

Morreu aos 55 anos Catarina de Albuquerque antiga relatora especial da ONU

Catarina de Albuquerque foi também membro de várias delegações portuguesas junto das Nações Unidas e consultora do Comité Português para a UNICEF

Catarina de Albuquerque, que desenvolveu trabalho a nível nacional e internacional na promoção dos direitos humanos e desenvolvimento sustentável, tendo sido relatora especial da ONU, morreu aos 55 anos, adiantou hoje a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

Numa nota divulgada na rede social Facebook, a APAV manifestou “profundo pesar” pela morte da associada da APAV e vice-presidente da direção (2013-2019), endereçando as “mais respeitosas condolências à família e amigos”, sem adiantar mais detalhes.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, fez mestrado em Direito Internacional, pelo Institut Universitaire de Hautes Etudes Internationales, e foi consultora jurídica no Gabinete de Documentação e Direito Comparado, um órgão independente sob tutela do Gabinete do Procurador Geral da República Portuguesa, pode ler-se na nota biográfica divulgada pela APAV.

Catarina de Albuquerque foi também membro de várias delegações portuguesas junto das Nações Unidas e consultora do Comité Português para a UNICEF.

Entre 2008 e até 2014 assumiu funções de primeira relatora especial das Nações Unidas para a defesa do direito à água potável e ao saneamento enquanto direitos humanos e desde dezembro de 2014, assumiu a presidência executiva da parceria global Sanitation and Water for All (Saneamento e Água para Todos), ainda segundo a mesma fonte.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje consternação pela morte de Catarina de Albuquerque, sublinhando o “papel muito relevante, a nível nacional e internacional, para a promoção dos Direitos Humanos e do desenvolvimento sustentável”.

“Catarina de Albuquerque deixa-nos demasiado cedo, mas tendo já realizado um trabalho notável e inspirador, de busca incessante pela melhoria das condições de vida e pela preservação da dignidade dos mais desfavorecidos”, pode ler-se, na nota divulgada na página da Internet da Presidência.

“O Presidente da República expressa à Família e aos amigos as mais sinceras condolências por esta irreparável perda”, acrescentou.

Share this post:

POLL

Who Will Vote For?

Other

Republican

Democrat

RECENT NEWS

Blood donations continue to fall

Blood donations continue to fall

Os dois dias que mancharam a aura de poder absoluto de Trump

Os dois dias que mancharam a aura de poder absoluto de Trump

170,000 expected at Portuguese MotoGP

170,000 expected at Portuguese MotoGP

Dynamic Country URL Go to Country Info Page